15.3.11

Chaves: Uma lição de vida - parte 02

Voltamos a nossa análise sobre o seriado humoristico Chaves, para quem ainda não leu clique aqui e leia a primeira parte. Neste segundo post vamos falar sobre as crianças da vila. Acabei não colocando alguns personagens secundários pois são relevantes a história, porém podemos gerar discussão sobre eles também, se aguém tiver afim é só comentar.

Chiquinha, a melhor amiga de Chaves, uma menina de oito anos, que diz o que vem na cabeça sem esconder sua opinião, é determinada e decidida. Podemos considerar que ela é a mais esperta das crianças da vila. Com sua lábia sempre faz os meninos e meninas de bobo e, vira e meche, ela tira o pirulito do Quico ou as balas de caramelo da Popis (fácil como roubar doce de criança, rs!). Apesar de pobre, Chiquinha é muito mimada e sempre pede dinheiro ao pai para ir até a venda da esquina, e o Pai (“Madruguinha linnndo meu amorr”) mesmo sempre não tendo - às vezes nem pra comer - acaba fazendo o gosto da filha. Ela nutre um amor platônico por Chaves e adora a Avó Dona Neves (com quem também se parece fisicamente e no jeito de ser). Possui uma personalidade dominadora e características feministas convicta.
      Assim sendo, Chiquinha parece representar a Vaidade! É fácil entender se analisarmos como seu Madruga (como já disse no post anterior representa “o povão”) sempre se rende a seus pedidos (pois também é sua filha, foi CRIADA por ele, pois sua esposa morreu no parto)... Da mesma forma nós, o “povão”, nos rendemos a vaidade, comprando coisas mesmo quando não podemos, não é mesmo? Mas se olharmos por outros ângulos também podemos comprovar isso: escrevi ali em cima “com sua lábia sempre faz os meninos de bobo” – Chiquinha usa de chantagens emocionais para conseguir as coisas dos outros, igualmente nossa vaidade nos afeta; “Nutre amor platônico por Chaves” – chave simbologica importante essa, serve até para reflexão pois todos nós desejamos uma “vida simples e de felicidade” prova disso são todas nossas [recentes ou não] filosofias de vida “carpe dien”, “sustentabilidade”, “permacultura” e muitas tantas outras... Ainda não posso esquecer da “personalidade dominadora e feminista” – muito característica da “vaidade”, tendo em vista que a mídia usa muito a mulher para expressar esse tipo de sentimento: mulher = vaidosa. (por que será que em lojas como a C&A, Pernambucanas, Renner, etc, o primeiro piso é só de roupas femininas???). A Vaidade respeita também as tradições, portanto a vó de chiquinha é um simbolo do respeito, visto que também a semelhança das duas é uma reflexão de que vaidade nunca muda, está presente na vida humana desde os prímórdios (Salomão em seu livro Eclesiastes já dizia!).Chiquinha também representa psicologicamente o “ID” – conjunto de energias que determina os desejos do sujeito – pelas características impulsivas.

   Quico, garoto que mora no apartamento 14 (perai, 14 também não é a quantidade de meses que seu madruga deve o aluguel??? falaremos disso maia a frente!), tem muitos brinquedos, adora causar inveja, é interesseiro e só compartilha algo com seus amigos se esses tem algo a oferecer. Quer estar sempre por cima e é comum o ver sair de sua casa sempre com a versão mais avançada de um brinquedo que Chaves está usando (lembrem-se desse fato, é importante mas só será explicado quando falarmos de Chaves) bem ao estilo “eu tenho e você não tem” . Não admite ser derrotado e até chega a negociar sua ascensão em troca de sanduiches de presunto. Quico sempre se prepara para realizar alguma ação colocando um pouco de saliva nos dedos e passando-as nas orelhas. Adora ganhar presentes de sua mãe e deseja que isso aconteça todos os dias.
Quico é, sem dúvida, a visão que o autor tinha das classes altas, a riqueza, que sempre adora esnobar da pobreza. Ele expressa muito bem isso, primeiro porque Quico é filho de Dona Florinda e isso é uma critica social pois, como já expliquei no post anterior, a mulher representa a Ordem ou a Lei, e Quico é filo dela, é o protegido. A riqueza (o capital se quiser chamar assim) age sempre por interesse, assim como o personagem, não admite perdas e negocia sempre uma forma para lucro. Analisando bem, o personagem também passa talvez um ensinamento com alusão que a riqueza depende de Planejamento “quico sempre se prepara para realizar alguma ação colocando um pouco de saliva nos dedos” e Pesquisa de mercado (ouvir o cliente) “e passando-as nas orelhas”. Ahh, eu já ia me esquecendo, é uma observação bem legal que o autor coloca também: todos lembram que sempre que Quico brinca com carrinhos ele faz questão de causar acidentes de trânsito fazendo até “trilha sonora” pra ação? Pois bem.. esse fato nem vou explicar, fica para reflexão [comentem]! :P

    Nhonho. Esse garoto é praticamente um personagem secundário pois não aparece com tanta freqüência como as outras crianças. É filho do Sr. Barriga. Muito aplicado no colégio mas não costuma se gabar por isso.
    Segundo a tradução de seu nome em espanhol “ñoño” significa “Inseguro/tímido/ingênuo e é exatamente isso que o personagem representa. Talvez até pelo fato de ele ser gordo é uma contribuição para a caracterização do personagem Nhonho. Porém encontro nele o contraponto de Quico: mesmo Nhonho sendo rico e inteligente (exatamente tudo que Quico quer) ele brinca com as outras crianças normalmente, sem querer aparecer. Nisso o autor mostra o outro lado da riqueza (a riqueza verdadeira) que é a humildade.

    Pópis é sobrinha de Dona Florinda, também é um tipo de personagem secundário que não aparece em todos os capítulos. Pópis é uma menina boba e briguenta. Normalmente ela não brinca com os outros para não se sujar, sempre esconde a “cola” da prova por debaixo da saia (sátira ao termo “debaixo dos panos” rs), ela sempre coloca a culpa dos acontecimentos ruins em sua boneca e quando sim lhe da umas palmadas (“Serafina que coisa feia, feia e feia”). Pópis se sente ameaçada sempre com poucas coisas e sempre é a primeira a acusar os outros (“eu vou contar tudo pra minha mãe” / “conta tudo pra sua mãe Quico”). Concluímos assim que Pópis é a representação do Egoísmo, ela não admite seus erros, mas é a primeira a atirar a pedra.

Mais uma vez, por conta da extensão e complexibilidade do assunto, estarei deixando o final para um próximo post! Clique no link abaixo e confira o final.

 
... CONTINUA NO PRÓXIMO POST

2 comentários:

Fê,
Ameeei! To ansiosa pelo outro post! :D

Beijos

adoorei , estou aguardando o proximo ;*

Postar um comentário

Vamos discutir a idéia?