6.3.11

Midia secreta em Pica-Pau

Quero começar com a análise do mais clássico de todos os desenhos animados exibidos no Brasil desde a década de 60, o Pica-Pau. O Pica-Pau foi o primeiro desenho animado a ser exibido na TV brasileira, na extinta TV Tupi.
Vamos primeiro entender a história:
O desenho foi criado por Walter Lantz em 1939, com a idéia principal voltada para o personagem Andy Panda, porém Lantz queria um personagem que o tornasse uma estrela completa então em 1940 ele e sua equipe criaram um adversário figura para o Panda lidar: um pica-pau.  A primeira versão era muito mais perversa e psicótica que as posteriores (refeitas nos anos 45/50/60/90), é a que chamamos habitualmente de Picapau louco. Em 1944 foi introduzida outra importância na carreira do Pica-Pau: seu rival de longo tempo, Leôncio (Wally Walrus), no episódio clássico "Praia de Noz" (The Beach Nut). As versões posteriores eram mais comportadas, apesar das peripécias malucas do nosso amigo emplumado. Frequentemente haviam outros personagens na trama como Meany Ranheta,  Zé Jacaré, Zeca Urubu entre outros.
Vamos agora a uma breve análise:
1.ª parte: o Panda.
 Começando pela arte gráfica, assim como em outros muitos desenhos, fica obvio que Lantz faz uma apologia ao Estados Unidos, colocando no personagem as cores da bandeira (azul, vermelho e branco).. Vimos na histórinha ali em cima (fontes: site oficial do pica-pau no brasil e wikipédia) que, coincidência ou não, o desenho foi lançado no mesmo ano que emergia uma [segunda] guerra mundial, tal qual os EUA participava. O personagem "Andy Panda" - que antes da criação do pica-pau era o protagonista, passa a ser prejudicado pelo passarinho que aparece em um capitulo de estréia entitulado "tok-tok" fazendo buracos na casa de Andy Panda. Interessante que sempre que lembramos de Ursos pandas (os gigantes ou os pequenos) lembramos dos paises asiaticos, principalmente china e japão, pois é onde eles vivem (ou pelo menos vivam até recentes estudos que apontam extinção) não é? Pois bem, novamente coincidencia ou não (rs), a China, o Japão e outros paises asiáticos estavam tambem envolvidos na guerra, e os EUA estava "fazendo buracos no telhado" desses países.
2.ª parte: Leôncio.
Foi o segundo personagem introduzido ao desenho, notem a data, isso é muito importante, nesse tempo estamos vivendo o final da segunda guerra e os EUA começa uma disputa com a URSS (união soviética) fato que sucedeu a guerra fria. Leôncio tem todas as características dos países soviéticos, começando pelo sotaque, pelo animal com que é representado ("leão marinho" ou "morsa", tipico de países gelados) e ainda [piração minha ou não, rs] o seu simbólico bigodinho que se parece muito com o de Stalin (confiram) que foi uma das principais figuras soviéticas da época e idealizador da guerra fria.
3.ª parte: outros personagens - Meany Ranheta,  Zé Jacaré, Zeca Urubu:
Ao longo do tempo foram aparecendo mais personagens no desenho, "Zeca Urubu", dentre os descritos acima, foi o primeiro a aparecer. É um tipico malandro, vigarista que  quer levar vantagem em tudo... normalmente em suas aparições o Urubu é um viajante ou comerciante que não tem moradia fixa (inclusive em capitulos como os do velho oeste , Zeca é um tipo de andarilho que corre 4 cantos do mundo buscando se dar bem). Com um olhar sociológio da época [e até o de hoje] conforme descrição acima este personagem representa nada mais que a visão dos EUA sobre os países Sub-desenvolvidos, são "urubus" que querem tirar sua riqueza. Até hoje vemos pessoas que são de originárias de países pobres ir trabalhar ou estudar nos EUA para conseguir "vencer na vida" e depois retornar (alguem lembrou da novela "América", kkkkk) Ahh, sem falar que Zeca Urubu parece ser adepto da famosa"Lei de Gerson" introduzida na cultura brasileira (se bem que o próprio pica-pau tem muita malandragem também). Já o Zé Jacaré é uma associação interna, muito parecido com a idéia do Zeca Urubu, é um Jacaré preguiçoso que vive atraz de comida e sempre passa necessidade pois depende da natureza para sobreviver, porém ele satiriza o próprio "estadounidense". Zé representa os "caipiras" dos EUA (reparem no sotaque - que tambem existe na dublagem americana, e tambem na chave simbológica do clássico episódio "vodoo" que era praticado, assim como no brasil, pelos antigos "benzer" etc), aqueles que decidiram viver ainda "excluidos" da sociedade, "viver no pantano". No desenho ele mora em Everglades, uma região norte-americana localizada na Flórida, é um tipo de reserva biológica intitulado "parque nacional" em 1947 e foi instituído como patrimonio mundial da UNESCO em 1979. Assim analisando as datas podemos atribuir tambem a Zé Jacaré uma peça politica de propaganda do parque nacional, visto para ser parque era necessário turistas e na época, não digo os caçadores, mas o povo em geral tinha medo de ir ao local por conta dos jacarés e crocodilos que vivem na região, Pica pau sempre derrotava o animal fazendo uma alusão ele não ofereçe perigo.
Não esqueci da Meany Ranheta, suas principais caracteristíscas são o nariz comprido, magrela, alta e sua personalidade ranzinza. Ela também é sempre prejudicada pelo Pica-Pau. Sua primeira aparição foi no episódio "Calling Dr. Woodpecker" o clássico do Dr. "Hans Chucrutes" (primeira chave simbológica), e depois nos clássicos que geralmente interpretava personagens de contos de fadas ou filmes, como Chapéuzinho vermelho, João e o Pé de Feijão e Jane Calamidade. Também atuou como arqueóloga e muitas vezes dona da pensão onde Pica-pau se hospedava. Sendo assim da-se a enteder que Meany representa a Europa (se pensarmos na "pensão"), mas especificadamente a Alemanha - visto pelo primeiro capitulo que aparece como ajudante do doutor "Hans Chucrutes" (nome alemão) e tambem em sua atuação nos episódios de conto de fadas alemães (irmãos Grimm). A Alemanhã foi rival dos EUA por muito tempo desde a época das guerras.
Parte 4 - considerações gerais:
01) Assim como Zé jacaré, existem outros personagens como os indios e o coiote bastante presentes, que representam a população "caipira" ou "antiga" fraca.
02) O autor,  Lentz, afirma que a inspiração para a criação do personagem se deu na sua lua de mel onde um passaro pica-pau furou o telhado da casa de madeira onde estava hospedado, porém isso é apenas um conto Hollyoodiano pois o personagem foi criado, como falei no começo, em meados de 1939 e 1940, e Lentz se casou apenas em 1941. (humm, nesse mato tem coelho!)


Bom, por hoje é só pessoal! esperam que reflitam sobre e comentem também sobre suas teorias.
Não se esqueçam de sempre ver as coisas com outros olhos.
Felipe Ramos

7 comentários:

Felipe, Dooley parece-me um marxista, barbudo, sempre é vilão cruel e totalitário ou um bobo da corte que sempre é ludibriado pelos Estados Unidos.
Outra coisa é o rei que sempre é derrotado pelo pica-pau (republicano) Republicano, mostrando a decadência da monarquia; por fim comento ainda os piratas que representam europeus mercantilistas que, derrotados pelo pica-pau reflete a supremacia capitalista no sistema.

E olha q vc nem citou o ep em q o Pica Pau liga pra Tio Sam e o maior exercito da terra vem pra derrota-lo dos piratas!

É verdade, isso prova a evidência...

Véi, perfeita análise, eu não tinha parado pra pensar nisso ( eu nunca paro ), parabéns pelo artigo, vou ler outros agora. PS: Bigote do Stalin cabuloso O_O

Verdade pura. Assim como Capitão America,SuperMan, Rambo...
Todos fruto de uma nação capitalista.Mas tenho uma pergunta?
O que os Comunistas produziram? Tetris? kkkkk
100 milhoes de mortos, massacres no Camboja, na Africa inteira,na America Latina e no Leste europeu.Os ianques fazem uma bela propaganda (exagerada e as vezes enganosa)escondida nos produtos. Mas seria insano defender os genocidas do marxismo.

O Leôncio tem mais jeito de russo do que sueco mesmo e tem como provar no episódio que ele cozinha pro embaixador Ivan Awfulitch e naquele do chalé na neve,que o Picapau canta a música La Russe

Postar um comentário

Vamos discutir a idéia?